domingo, 6 de maio de 2012

Amapá: Justiça itinerante - jornada marítima

2012-02-24-btA Justiça itinerante voltou a percorrer a região ribeirinha do Bailique, facilitando o acesso à Justiça de primeiro grau às comunidades isoladas. Esta foi a 97ª Jornada e aconteceu nas localidades de Vila Progresso, Itamatatuba e arredores.
O Barco “Tribuna – a Justiça vem abordo” iniciou a Jornada Fluvial ao Bailique no dia 12 de fevereiro. Após sete dias de viagens pelos interiores, contabilizou cerca de 300 ações jurídicas executadas.
O objetivo de aproximar as comunidades ribeirinhas dos serviços da Justiça foi novamente alcançado. O relatório emitido pela comissão de organização do Barco Tribuna destacou a procura e a participação da população durante a viagem. Entre as principais ações, destacam-se 109 despachos, 63 audiências e 29 decisões. Também foram realizadas audiências em ações de divórcio, investigação de paternidade, ação de alimentos, entre outros.
A equipe esteve sob a coordenação do Juiz de Direito Substituto Almiro do Socorro Avelar e, no total, foram 32 servidores envolvidos na ação, entre serventuários da Justiça, Militares e parceiros.
Nessa viagem, acompanharam os trabalhos da Justiça Itinerante os estrangeiros Franck Schultze e Rudolf Leuthold, jornalistas enviados de uma agência de notícias alemã, que tiveram como objetivo fazer a cobertura e a divulgação em nível mundial dos trabalhos desenvolvidos pela Justiça Itinerante.
Durante a jornada marítima, a Justiça do Amapá procura não somente atender à demanda jurídica, mas também, alcançar as comunidades com necessidades de orientação social.
Por meio de palestras e acompanhamentos psicossociais a Justiça Fluvial trabalha com jovens e famílias em risco social, orientando e promovendo atendimentos individuais e comunitários. Durante os sete dias de viagem, foram ministradas 10 palestras, com temas de interesse social, e realizados cerca 150 atendimentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá

Nenhum comentário: